As funções PROCV e PROCH são semelhantes em uso, porém muito úteis para resolver problemas do dia a dia em planilhas gigantescas nas quais você precisa encontrar um valor específico dentro de uma tabela.
A "procura vertical" e "procura horizontal", como os próprios nomes já indicam, são funções que realizam uma consulta numa determinada matriz (tabela) e retorna um valor relacionado com aquele procurado.
Exemplo.: digamos que temos uma tabela que aponta cor e tamanho e que nessa tabela temos 256 cores (dentre elas o vermelho que possui o tamanho 'm'). Caso você indique que deseja procurar a cor vermelha, ele retornara o tamanho 'm'.
Como funciona:
=PROCV( Valor_Procurado ; Matriz_Tabela ; Núm_Índice_Coluna ; Procura_Intervalo )
=PROCH( Valor_Procurado ; Matriz_Tabela ; Núm_Índice_Lin ; Procura_Intervalo )
Detalhando:
- o 1° termo (Valor_Procurado) é a célula que você indica com o valor que você deseja que seja procurada a correspondência para retornar, se for Procv uma coluna subsequente e se for Proch uma linha.
- O 2° termo (Matriz_Tabela) é referente às células da matriz (tabela) que será a referência para realizar a procura.
- O 3° termo é um dos mais relevantes, visto que após realizar a consulta e encontrar o valor correspondente o número indicado é a referência para qual coluna (Procv) ou linha (Proch) retornar,
- O 4° termo aceita apenas duas entradas (verdadeiro (1) ou falso (0)). Ao colocar verdadeiro a função procura o valor ou variável mais próximo do indicado no 1° termo, já se falso ele procura exatamente o que foi solicititado no 1° termo.
Vale observar como o 3° termo funciona, as figuras abaixo apresentam a lógica.:
No Procv o 3° termo faz com que a busca inicie "de cima pra baixo" na coluna mais a esquerda, uma procura, que ao localizar o valor correspondente ao 1° termo, ele retorna o valor da mesma linha (1) correspondente à coluna indicada (2). Na figura abaixo ele irá retornar o valor da coluna 2 da tabela, isto é, a população de Brasília.
No Proch o 3° termo faz com que a busca inicie "da esquerda para a direita" na coluna mais a esquerda, uma procura, que ao localizar o valor correspondente ao 1° termo, ele retorna o valor da mesma coluna (1) correspondente à linha indicada (2). Na figura abaixo ele irá retornar o valor da coluna 2 da tabela, isto é, a população de Brasília.
A seguir, seguem vídeos que exemplificam melhor como são utilizadas essas ferramentas.:
Nenhum comentário:
Postar um comentário